30.10.10

A NOSSA GENTE

A Benvinda já descobriu o apelido desta família - MARTINS.

A Alda, com as dicas, fez o raciocínio correcto mas faltou-lhe o nome.
Eu , o Joaquim e muitos mais, em Alcaria, continuamos a ter este sobrenome.
MARTINS é o sobrenome do pai.

Agora falta o da mãe, que igualmente passou para as gerações seguintes.
Depois iremos aos nomes de cada membro da família.


Nota:
No assento de baptismo de JOSÉ MARTINS, acima publicado, pode ler-se que o mesmo é filho de mãe solteira, não diz que o pai é incógnito, á margem foi averbado o nome do pai e dos avós paternos, ou porque o pai o reconheceu como filho e toda a gente sabia , o padre entendeu (e muito bem) fazer o respectivo averbamento.
O pai do José era MANUEL MARTINS meu trisavô, do Joaquim e de muitos mais.

8 comentários:

Joaquim disse...

Parabéns Benvinda!

Acabaste com a "suspense!....
e eu sou um dos descendentes daquela Família pelo meu lado materno.
O senhor mais idoso é o meu bisavô
José Martins e... quanto aos restantes.... agora está mais fácil!...

Abraços

Anónimo disse...

Ola Benvinda!
Eu vou darte uma ideia sobre esta familia antiga de Alcaria. O casal mais idoso na foto sao os meus avos paternos. O meu pai Jose Martins imigrou para os Estados Unidos quando era jovem vivou e trabalhou neste pais alguns anos, constitui familia, mais tarde regressou cerca da decada 1920 a sua terra Natal Alcaria onde viveu a maior parte da vida. Os meus pais voltaram para nos darem a oportunidade de podermos imigrar e trabalhar neste Pais. A familia Martins e Frazao continuam e estao aqui radicados ha muitos anos.
Um abraco

benvinda januario disse...

Olá Senhor(a)anónimo(a)!...
Ainda bem que por essas paragens longínquas alguém comenta e partilha estas nossas reflexões...

Será que o sr Anónimo é a Olinda Martins?...
Abraços e comentem sempre...
Benvinda

Joaquim disse...

Estás correcta Benvinda!

Sim, esta Anónima é a minha tia...
Olinda Frazão Martins...há muitos anos radicada nos Estados Unidos e a possuidora do original da fotografia que temos vindo a comentar.

Fui eu que a incentivei a participar no blog e o anonimato não foi intencional.

henriques12@optonline.net disse...

Ola Benvinda!
Sou eu a Olinda que bom e nao ser esquecida pelas pessoas de Alcaria.
E verdade foi o meu sobrinho Joaquim Martins Leiras que me encentivou a participar no blog, quando li os comemtarios refrescaram-me a mente e gostei imenso de os ler, sobretudo esta foto dos meus antepassados tem um grande valor sentimental. Os avos nao tive a oportunidade de os conhecer, e o tio Filipe tambem nao, o tio Joaquim sabia que tihna sido assasinado nao tinha ideia da data, o tio Antonio e Tias respectivamente Helen e Rosa tenho boas memorias delas e compartilhei com elas bons momentos. Obrigado por nao te esqueceres de mim. Um grande abraco. Olinda

henriques12@optonline.net disse...

Ola Benvinda!
Sou eu a Olinda que bom e nao ser esquecida pelas pessoas de Alcaria.
E verdade foi o meu sobrinho Joaquim Martins Leiras que me encentivou a participar no blog, quando li os comemtarios refrescaram-me a mente e gostei imenso de os ler, sobretudo esta foto dos meus antepassados tem um grande valor sentimental. Os avos nao tive a oportunidade de os conhecer, e o tio Filipe tambem nao, o tio Joaquim sabia que tihna sido assasinado nao tinha ideia da data, o tio Antonio e Tias respectivamente Helen e Rosa tenho boas memorias delas e compartilhei com elas bons momentos. Obrigado por nao te esqueceres de mim. Um grande abraco. Olinda

Armindo Ferreira disse...

Ola Olinda!...
Como esta?...Espero que tudo esteja bem consigo e seue familiares!...
Antigamente ainda se viamos de ves em quando no nosso centro...
Mas,ultimamente nao nos temos encontrado!...
Foi um prazer enorme ter lido as suas frazes no nosso ...seu blog de Alcaria!...
Ainda vive em Yonkers?...
Ou ja mudou para outras paragens?...
Um abraco...Mande noticias...

Henriques12@optonline.net disse...

Ola Armindo!
Gostei imenso de responderes no nosso blog. Eu e a minha familia continuamos a viver em Yonkers. Adivinha ha quantos anos? Quando me mudar so para Alcaria!...
E verdade ja ha bastante tempo que nao visito o P.A.C. onde de vez em quando nos encontravamos e os teus familiares. O tempo passa, voa e nao perdoa. Em breve quero reinscrever-me e participar mais na nossa comunidade... Os meus cumprimentos para toda a tua familia e continua sempre a dar noticias.
Olinda