12.12.10

Onde será?

Apesar da foto ser muito antiga e a qualidade não ser
das melhores, achei que a devia mostrar.
Penso que seja do início do século passado.
O local é conhecidíssimo, mas com este
aspecto já nenhum de nós se recorda dele.

O José Carvalho (Zé da Bica), nascido
e criado neste local conta:
A Bica era mesmo assim antes dos
trabalhos (não me lembro do ano...)
que levaram a água para além do Ribeiro.
Havia dois tanques deste lado do muro,
um pequeno e um grande, onde as
mulheres da aldeia vinham lavar
a roupa.
A água chegava ao pequeno e depois
passava para o grande.
As mulheres lavavam no grande em
seguida passavam a roupa na água limpa
do tanque pequeno e depois punham
a "corar" ao sol.
A regueira era a descarga dos tanques.
A água usada na lavagem descia o rio e
o durante o verão várias pessoas
(Zé Batata, o Taludo e o Jolim)
regavam com ela as hortas.
Os trabalhos mencionados levaram
a água á Barreira e até á igreja.

Com a construção do lavadouro no
Ribeiro a lavagem na Bica deixou de
ser feita.

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho que e no Ribeiro???? Ve-se o caminho que vai para a Igreja.

mara disse...

Não me parece que esteja certo, o Ribeiro é diferente.

Joaquim disse...

Já lá vão tantos anos e, por isso, não consigo descrever, exactamente, o local que hoje está muito diferente!.....
mas o meu palpite aponta para a área da Bica onde corria uma "regueira" e aonde era hábito
irem lavar a roupa.

Era mais ou menos isso, não é Nita?

mara disse...

Joaquim

Boa memória.
Exactamente antes da construção da Bica, era assim.

Joaquim disse...

Nita,

Eu penso que a Bica já existia e que a "regueira-lavadoiro" só foi
eliminada, em meados dos anos cincoenta, quando as manilhas foram substituidas.

Mara disse...

Joaquim

Eu sempre conheci a Bica, mas não tenho qualquer ideia da regueira e respectiva utilização. Daí pensar que a mesma tinha desaparecido com a construção da Bica. Na Bica penso que está escrito o ano da construção,
irei ver. Mas possivelmente é como tu dizes.
Abraços

Joaquim disse...

Nita

O fontenário da Bica foi construído
em 1883 e a foto não é tão antiga e eu lembro-me do "lavadoiro" e da
substituição da canalização.

Ana Carvalho disse...

Nita,

Eu mandei esta foto para o meu Padrinho o "Ze da Bica" a perguntar se ele lembrava-se da Bica assim. Espero que gostem da resposta=) Ele escreveu o seguinte:

A Bica era mesmo assim antes dos trabalhos (nao me lembro do ano...) que levaram a água para além do Ribeiro !!!
Havia dois tanques deste lado do muro, um pequeno e o outro grande,
onde as mulheres da aldeia vinham lavar a roupa. A água chegava ao pequeno e depois passava para o grande. As mulheres lavavam no grande em seguida passavam a roupa na água limpa do tanque pequeno e depois punham a roupa a "corar" ao sol !!!
(Nao esperavas que eu me lembrasse destas "técnicas" !!!! )

Nos comentários de "blog" houve alguém que falou numa regueira que era no fim de contas
a descarga dos tanques. A água usada na lavagem descia até ao rio e durante o verao
várias pessoas (Zé Batata, Zé Portugal, o Taludo e o Jolim) se serviam dela para regar as hortas.
Com os trabalhos de que falei acima e que levaram a água até à Barreira, à porta dos
teus avos maternos e até à igreja, entre outros sitios e com a construçao do lavadoiro no "Ribeiro"a "operaçao" lavagem na Bica nao se justificava de maneira nenhuma tanto mais
que havia escassez de água principalmente no Verao !!!

mara disse...

Ann
Excelente descrição vou transcreve-la para o blog, dado que muitas pessoas não lêem os comentários.
Agradece ao teu tio por mim.
Bjs

Nita

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento acerca dos tanques e da regueira.

Também me lembro das referidas hortas e respectivos proprietários, bem como de muitas outras na área que eram regadas com água proveniente de poços.