21.6.10

1955 - INAUGURAÇÃO DO LAVADOURO

ANTES


Clique na foto para aumentar

Para se construir o lavadouro destruiu-se este fontenário muito antigo
Houve festa com Rancho Folclórico




O grupo que compunha o Rancho


O lavadouro

O povo estava feliz

- Quem são estes sobre o autocarro?

António Martins (Mira)-João Patrão- Rogério- Fernando Barradas- António Varatojo e Manuel Violante Madeira (Manel Ceireiro)

**************
Vamos tentar reconhecer os elementos do Rancho?

1-MANUEL RIBEIRO FRANCISCO (VALENTE )
2-EULÁLIA VIEIRA CASIMIRO
3-MADALENA RIBEIRO
4-INÁCIO TENRINHO
5- ?
6 -ROGÉRIO CARREIRA
7-MARIA DE JESUS (ROSA)FERREIRO

8-FRANCISCA R. CARVALHO -KIKA
9-MANUEL VIOLANTE MADEIRA (Ml. CEIREIRO)
10-BELMIRA TENRINHO
11-ERMELINDA PINTO
12 -OLINDA VIEIRA
13
-HERMINIA SILVA
14-FERNANDA GODINHO

15-MANUEL RAFAEL LUZÍO
16-VITÓRIA VERISSIMO
17 -FERNANDA FRAZÃO
18 -ADÉLIA PINHEIRO
19 -NATALINA CLAUDIO
20-ANGELINA TENRINHO

21-JOSÉ VIEIRA CASIMIRO - ZÉ TITI
22-ZULMIRA PINHEIRO CARREIRA
23-JOÃO VARATOJO CARREIRA -JOÃO PATRÃO
24-JOSÉ VIOLANTE MADEIRA (ZÉ CEIREIRO)
25- FRANCISCO PEDRO-flº de Manuel Vicente Pedro
26-SILVINO FRAZÃO
27 -ANTÓNIO CACELA
28-AUGUSTO CARVALHO
29-ANTÓNIO MATEUS
30-JULIO VIOLANTE MADEIRA(JLO CEIREIRO)
31-CESAR MARTINS
32-AFONSO COSTA
33- ? JOAQUIM GORDO

**********************

Como podem verificar falta identificar 3 pessoas. Quem os conhece?

**********************

17 comentários:

Joaquim disse...

Tal como as fotos mostram houve,realmente, "Festa de Pompa e Circunstância" para inaugurar um "mamarracho" que a população nunca utilizou plenamente...
....e, hoje, já poucas são as pessoas com memória do antigo fontenário do Ribeiro, cuja beleza,o camartelo destruíu!..

Belo trabalho Mara!

Helena Teixeira disse...

Olá Mara!
É verdade, como é bela a sua aldeia.Estive a ver as fotos +´abaixo e essas do passado.Devia ser lindo o fontanário.Pena não o terem preservado...

Já viu o vídeo das 12 Aldeias Históricas de Portugal? Ora, espreite aqui:
http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/espreite-as-aldeias-historicas.html

Jocas gordas
Lena

Joaquim disse...

Seria interessante referir os nomes da maioria dos intervenientes,
especialmente, no rancho folclórico!...
porque os do tejadilho do autocarro estão mais fáceis!..

Alguém ajuda?...

mara disse...

Joaquim
Isso não será pedir muito?
Do autocarro é facíl.
Das restantes fotos acho que só há uma com arrumação para os ir identificando. Eu sei alguns...e podemos tentar. Logo que me seja possivel eu numéro, cada um e ...vamos esperar.
Estou em falta consigo, mas não ando muito produtiva.
Abraços

Joaquim disse...

Plenamente de acordo consigo Mara...
A tarefa não é fácil...mas, se não se tentar, nunca se alcançará uma conclusão e...entretanto...poderá aparecer alguém,... de boa visão e memória,... a ajudar!...
Tenhamos esperança!...
Também não tenho produzido muito...
O novo sistema continua a manter-me amarrado.
Um abraço

Joaquim disse...

Obrigado Mara...
Dos elementos do Rancho, e além dos já identificados, reconheço os seguintes:
4 - Inácio Ferreiro
14 - Fernanda Godinho
17 - Fernanda Frazão
18 - Adélia Pinheiro
26 - Silvino Frazão
29 - António Mateus
32 - Alfredo Verissímo
Quanto aos do autocarro fica para uma próxima..
Cumprimentos

alda disse...

Engraçado que desde 1955 algumas caras não mudaram muito. Também ou já sou do tempo do lavadouro e nem sabia que tinha havido um rancho folclórico em Alcaria. Também reconheci a Vitória para o 16.
Agora alguns palpites:
19 - Armando Martins
8 - Lídia
14 - Carmida (Minda)
12 - Hortelinda (parece uma gargalhada dela)

alda disse...

Fiquei com uma dúvida agora, foi mesmo em 1955? Se foi esqueçam pelo menos a Hortelinda para o 12 porque ela era bem mais pequena nessa altura.

mara disse...

Alda

Não acertou em nenhum.
O 19 é uma mulher :(.
Mas vá tentando, é engraçado ao fim de tantos anos ,como não reconhecemos as pessoas que viamos todos os dias. Para a próxima semana completo a lista.
A Alda pertence á família Varatojo?
Bjs

Mara

Mara disse...

Alda
Os nomes (numerados) que estão no blog, já são os correctos.
Bjs

Mara

alda disse...

Pois é, em 1955 os meus palpites eram demasiado novos em relação às caras das fotos.

Alda disse...

Sim pertenço à família Varatojo.
Como estão os seus pais? Há uns tempos que não vejo esse casal simpático no seu passeio de domingo de manhã pelas ruas da aldeia.
Como há um ano que não vivo em Alcaria, vou lá algumas vezes mas não os tenho visto.

benvinda januario disse...

Olá Alda! claro que és muito nova para este "rancho"...

Não foi própriamente um "rancho", foi um grupo constituido para a festa da inauguração dos fontenários e fontes, depois desfez-se ,creio eu.

Houve ,no entanto, muito mais tarde um rancho organizado para actuar nos carnavais em Alcaria
aonde se incluía a tua mãe e a tua
tia Minda...Hás-de perguntar-lhe
se existem algumas fotos...
O nº1 é o Valente
o nº6 é o Rogério...o resto fica para a próxima.
Bjs

Joaquim disse...

Olá a todos!....

Analizando bem penso que ainda poderei mencionar mais alguns nomes
mas,como não tenho a certeza,
continuo esperando por alguns palpites.

Quem ajuda?...

Alda disse...

Olá a todos, os que faltam não consigo lá chegar.
Agora a 10 Belmira acho que é Serrão e não Ferrão.

O Chico do Manuel Branco, acho que o Manuel Branco era Manuel Vicente Pedro (pelo menos era filho do Vicente Pedro, mas como naquela casa havia apelidos para quase todos os gostos para já não posso afirmar com certeza) por isso o palpite para já é Francisco ... Pedro.

Agora o desafio do dia, se a Mara me permite: A Rosa do Ferreiro como se chama ela? Eu sei vamos ver se também sabem. A minha Tia Rosa é daquelas pessoas que vivendo uma vida discretamente, é um poço de tesouros e de sabedoria. Se houver um tesouro muito precioso e tiverem de escolher alguem em Alcaria para o confiarem pode ser na minha Tia Rosa.

Alda disse...

Bom dia,
Confirmo que o Chico do Mnuel Branco é Francisco Pedro.
A Kikas era Francisca Carvalho (irmã do Augusto Carvalho).
O João Patrão era João Varatojo Carreira.

Joaquim disse...

Tenho sérias dúvidas acerca do nº33
ser o Joaquim Gordo que, naquela época, possivelmente, teria aparência de mais velho e de mais forte fisicamente.

Talvez que algum dos participantes
ainda de lembre de todos e possa ajudar-nos!.