29.6.10

A NOSSA GENTE


E esta linda jovem quem é?
Em Alcaria toda a gente, sem qualquer duvida, a conhecia.
Nasceu a 31 de Dezembro de 1894
filha de JOAQUIM JORGE e de MARIA JOAQUINA VARATOJO

Acreditem é a tia Florência do Castanhal.
Era irmã de Joaquina Varatojo , avó materna do Joaquim Martins Leiras.
A foto foi tirada nos EUA por volta de 1920.
O povo pões-lhe a alcunha de "FREIRA".
Toda a gente a conhecia, sempre acompanhada pelo seu rebanho, que pastoreava pelas serras, gorro na cabeça e cajado na mão.


16 comentários:

alda disse...

Não consigo lá chegar. Quando a minha mãe nasceu já esta jovem tinha 50 anos.

mara disse...

Alda
Tens toda a razão, mas a tua mãe conheceu-a muito bem e tu se calhar ainda a viste algumas vezes, morava no Castanhal.
Diz á tua mãe qua a Nita lhe manda beijinhos.
Se bem me lembro há muitos anos nas aulas de bordar tu bordaste um leão, eu ás vezes ia com a minha mãe. (Depois eu direi quem é a sra.)
Bjs

mara disse...

Os meus pais estão com muita idade e com alguns problemas de saúde, espero que em Agosto eles se livrem dos médicos e consigam ir lá passar o mês, até lhes fazia bem.Obrigada pelo teu ciudado.
Bjs

Joaquim disse...

Sim morou no Castanhal....e.. ??...

Armindo disse...

Um abraco do tamanho do mundo.
A todos os ALCARIENCES!...
Eu tambem a conheco...
Mas Por agora nao digo!...
Ha...Ha...Ha...
Um abraco...Venham palpites...
ARMINDO...

Armindo... disse...

Bem vinda a familia blog de Alcaria
Alda!...
Como tu tambem nasci no Zambujal...
E natural que nao me conhecas.
Pois sai dai ainda nao tinhas nascido...
Fala de mim aos teus pais,eles conhecem-me bem
Um abraco Para ti e teus pais.
E boa sorte!...
Armindo...

Alda disse...

Armindo, se passar por si na rua não o conheço. Mas há aquelas pessoas de quem os nossos pais nos falam e quase acabamos por conhecer. É o seu caso, muitas vezes quando falam de acontecimentos da juventide, lá aparece o Armindo a fazer das suas :)
Depois há pessoas que fizeram parte da minha infância e que vejo muito pouco por terem emigrado.É o caso do Victor filho do Sr. José Viana e do Fernando filho da tia Natevidade. Lembro-me de o meu pai me levar à oficina dele e de me porem em cima da bancada porque eu não chegava lá e queria ver o que estavam a fazer.

Mara acho que nas costas do quadro do leão tenho a data de 1991. Já lá vão 19 anos. A Sra. Aldora tinha uma paciência para mim que era impressionante. Ela nunca tinha encontrado uma "aluna" canhota. Eu fazia tudo ao contrário.

Joaquim disse...

Olá a todos!..

Então ninguém quer arriscar um palpite?...

Eu vou dar uma ajuda!.....

Esta bonita jovem foi uma senhora com personalidade e postura muito especiais, desde o andar ao trajar
e benfeitora para algumas pessoas não familiares.

E mais não digo,,, por agora!....

Bons palpites!...

Joaquim disse...

Olá Alda!..

Como Alcariense quero dar-lhe as boas-vindas a este blog, o qual só é possível pelo esforço, dedicação e persistência da "Mara" que, através dum trabalho extraordinário e inexcedível,
procura mostrar e perpétuar Alcaria e as sua gentes.
Saí de lá, há cerca de 50 anos e, por isso, a Alda pouco ou nada terá ouvido acerca de mim.
Todavia,os mais velhos ainda me reconhecem e os seus pais,embora mais novos,lembrar-se-ão de mim certamente!
Nasci no Castanhal e o Victor,que
mencionou,é meu cunhado pois casou
com a Ana Clara que é minha irmã, pelo segundo casamento da minha mãe
que, também é VARATOJO.
Penso que,ainda,somos parentes, embora distantes, mas,de Árvores Geneológicas, a Nita é quem sabe!..
O Fernando, também, vive perto daqui e e temo-nos encontrado algumas vezes.
Saudações amigas!...

mara disse...

Mas que alegre cavaqueira, assim é que eu gosto.
Alda eu sei que tu, assim como nós,
também gostas de uma boa conversa, vieste parar ao sitio certo, e isto bem visto somos todos parentes. O Fernando e o Orlando filhos da tia Natividade são meus primos, a mãe era sobrinha da minha avó Palmira.
O Armindo... malandrices? Que ideia
nem pensar...

O teu leão já 19 anos? Já anda na faculdade???
Bjs

Nita

mara disse...

Joaquim
Por favor informe estes curiosos de quem é esta linda jovem.
Se não eles nem passam o fim de semana descansados.
Eu depois ponho a informação junto da foto.
Vão ficar surpreendidos? não acha?

Abraços

Joaquim disse...

Sim, parece-me que sim, Mara!..

Então vamos a isso...

Esta jovem é a Tia Florência do Castanhal a quem, como não podia deixar de ser, o Povo alcunhou de
"Freira".
Era irmã da minha avó materna e a foto foi tirada nos Estados Unidos, cerca dos anos de 1920.

Parabéns Nita pelo excelente trabalho de restauração e apresentação da foto.

Joaquim disse...

Então Armindo... parece que eras o "troublemaker" daqueles tempos!?...

Alda disse...

Bem que andei a dar as pistas à minha mãe mas ela não chegou lá. Agora com a resposta já me fez o esquema todo da família.
A Minha mãe diz que tia Florência esteve algum tempo num convento, daí ter a alcunha de Freira.

Engraçado que na nossa terra quase toda a gente é "tia" ou "tio". O meu marido há uns tempos perguntou-me como é que quase toda a gente era meu "tio" ou "tia". É uma forma simpática de nos referirmos à geração mais velha que os nossos pais.

Joaquim disse...

Sim Alda, a sua mãe está correcta.

A tia Florência esteve num convento
e,terá, eventualmente, professado Votos.

Quanto ao "tio","tia" ou "ti" em
diminuitivo é, realmente, uma forma respeitosa de falarmos dos mais velhos, mesmo não sendo nossos familiares directos.

Eu, por exemplo, adquiri esse hábito durante a infância e continuo a usá-lo como antigamente.

mara disse...

Meus amigos

Mas na maioria dos casos os "tios e as tias" são-no na realidade
- tios e tias direitos, tios e tias avós, tios e tias por afinidade- ora numa aldeia onde as famílias eram na sua maioria grandes, façam contas...quantos tios e tias verdadeiros não havia.
E depois temos os outros a quem carinhosamente tratamos por tios e o não são, mas possivelmente esses são em menor quantidade.

Mara