5.7.10

ALDA - A tia Rosa

É esta a tua tia Rosa, mãe do Aurélio, casada com Adelino Varatojo e que foi minha vizinha durante bastantes anos?

Se é esta eu penso que ela se chama Maria (talvez de Jesus).

O povo conta esta história
Sempre ouvi contar que quando o teu avô
veio de fazer o registo a tua avó lhe perguntou
-Então que nome puseste á menina?

Ao que ele respondeu, Maria
A tua avó disse,
-Mas já temos uma Maria
Resposta - Olha ficamos com duas.
Pelo que resolveram chamá-la por Rosa.


Afinal a história é outra, e com mais lógica(contada pela Alda)
Os pais escolheram o nome de uma das avós (Rosa) para a menina.
Quando o pai a foi registar disse que o nome era o da avó, mas como não especificou qual, e a primeira que aparecia nos documentos era Maria de Jesus, assim foi a menina registada, mas sempre foi chamada por Rosa e é assim que todos a conhecemos.


Não a conhecendo tão bem como tu, sempre gostei dela.
Encontrei uma fotos do casamento deles e fiz

estes trabalhos, para lhe oferecer.(Não é só esta, quando for a Alcaria vou entregá-las,eu perguntei-lhe se ela tinha fotos do casamento e ela disse-me que não, espero que ela goste. )

3 comentários:

Alda disse...

Sim a Tia Rosa é a M~e do Aurélio. mas foi casada com o Adelino Varatojo irmão do Albino.
E está certo chama-se Maria de Jesus.
Ah e os pais dela não eram meus avós. Ela é minha tia por ter casado com o irmão do meu pai.
Quanto ao nome, o que me contaram, foi que os pais estavam a ver entre eles que nome dar à menina.
Então um deles disse "pomos-lhe Rosa o nome da avó". Ficaram ambos de acordo. Quando o pai a foi registar chegou ao registo e disse que queria pôr o nome da avó na menina. Como ela tinha duas avós e a pessoa no registo a que viu primeiro foi Maria de Jesus registou Maria de Jesus. Naqueles tempos em que quase ninguém sabia ler e escrever, penso que só mais tarde verificaram que ela se chamava Maria de Jesus e não Rosa. Os pais sempre a chamaram de Rosa e continua a ser Rosa.
O carteiro agora já sabe mas quando vem um de novo e pergunta onde vive a Maria de Jesus, há muita gente que não lhe sabe dar a indicação porque não conhecem essa Senhora.

Alda disse...

E quem serão os outros na foto? Parece-me o Valente (irmão da noiva) e o José Varatojo (irmão do noivo).
A menina das alianças não sei quem é mas quando estiver com a noiva vou investigar.

Joaquim disse...

Mais uma história muito interessante e que muito poucas pessoas conhecerão!...

Obrigado Alda por ternos contado!..